sábado, 26 de fevereiro de 2011

Encontrada a cabeça do rei Henrique IV


Na última terça feira, dia 15 de dezembro, cientistas fizeram um anúncio nada convencional: parece que finalmente a cabeça do rei Henrique IV da França, assassinado em 1610, foi identificada. O crânio mumificado do monarca desapareceu em 1793, em pleno Terror jacobino, quando revolucionários franceses violaram os túmulos da família real na basílica de Saint-Denis, próxima a Paris.

O crânio mumificado do monarca ficou perdido até 1919, quando apareceu em um leilão de antiguidades identificado somente como “cabeça de um nobre”. Desde então, a peça já foi arrematada por vários colecionadores particulares, que nunca fizeram ideia do que exatamente tinham em mãos.

Os métodos usados pelo grupo de especialistas para comprovar a autenticidade do objeto são mais curiosos ainda: primeiro, os cientistas usaram radiação para datar a cabeça, que comprovadamente tem cerca de 400 anos. Em seguida, os estudiosos atentaram para dois detalhes que sempre apareceram nos retratos de Henrique IV: o monarca tinha uma verruga no nariz e usava um brinco na orelha direita. A análise da cabeça mumificada mostrou que o morto também tinha esses dois atributos. Por fim, uma reconstrução em 3D mostrou que o rosto do falecido é muito semelhante a todas as representações conhecidas do monarca francês.

Henrique IV, “o Grande”, foi assassinado por um fanático religioso católico chamado François Ravaillac. Revoltado com a promulgação do Edito de Nantes, que concedia liberdade religiosa aos protestantes franceses, o regicida esfaqueou o monarca em sua carruagem durante uma aparição pública em Paris.
Fonte:http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/encontrada_a_cabeca_do_rei_henrique_iv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário