quarta-feira, 16 de março de 2011

No Dia Mundial da Água, um desastre tem que ser refletido pela humanidade !!!

O rápido desaparecimento do mar de Aral entre 1989 e 2008

No dia 22 de março se comemorará o Dia Mundial da Água. Um bem precioso para a humanidade, mas que ao longo da história, a poluição a má utilização da água, resultaram em diversas tragédias ambientais. Uma delas é considerada uma das maiores catástrofes da história, que é o desaparecimento do mar de Aral:

“Um dos maiores desastres ambientais e humanos da atualidade está em curso no mar de Aral. Nas últimas quatro décadas, esse grande lago, situado na fronteira entre Uzbequistão e Cazaquistão, perdeu mais de 80% de sua área, de 66,5 mil quilômetros quadrados, e 80% do volume de água.

Na origem do problema está a política da antiga União Soviética de irrigar extensas áreas para agricultura ao longo dos principais rios que deságuam no mar de Aral: o Amu Dária e o Sir Dária. O projeto de maior impacto desviou o leito do Amu Dária para a construção do canal de Karakumskiy (1,1 mil quilômetros), que passou a fornecer água às lavouras uzbeques de algodão. Entre outras conseqüências, o recuo do lago ampliou as áreas desérticas e diminuiu a flora e a fauna.

O aumento da salinidade e a escassez de água culminam na enorme degradação das regiões próximas. O desastre provoca ainda graves problemas à saúde do povo local. Isso ocorre porque o solo à beira do lago, composto de altas doses de sal e resíduos químicos, é levado pelo vento, poluindo o ar e contaminando plantações próximas.

O mar de Aral se tornou uma espécie de "camitério" para navios que navegavam por suas águas
Especialistas afirmam que a parte sul do mar já está condenada, e a previsão e de que seque até 2015. Entretanto, há esforços para preservação a porção norte. Em agosto de 2005 é inaugurado um dique para impedir a evaporação da água do rio Sir Dária, antes de chegar ao norte do mar”

Fonte: Almanaque Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário