sábado, 2 de abril de 2011

53 anos de Beatnicks




Foi exatamente um 2 de abril de 1958 que o termo beatnick nasceu.

O jornalista Herb Caen, em sua coluna para o San Francisco Chronicle, escreveu a respeito da nova geração de escritores que começava a fazer algum barulho.

Quando usou o termo, Caen disse que pensava na palavra beat (abatidos) para descrever o grupo, e que misturou-a a nick porque estava com o lançamento do Sputnick, o satélite russo que marcava o início da conquista espacial, e que tinha acontecido meses antes, na cabeça.

Jack Kerouac, membro da nova geração a que Caen se referia, achando que o termo estava sendo usado de forma pejorativa, apressou-se para explicar quem eram eles na verdade em um artigo para a Esquire:

“Uma geração de malucos e iluminados hippies que está nascendo na América, sérios, vagabundos e pegando carona por aí, irados, abençoados e belos de uma forma nova e graciosamente feia. Nunca significou delinquência juvenil, mas sim personagens de especial espiritualidade que não formaram uma gang e preferiram, solitariamente, olhar para fora da janela morta de nossa civilização”.

Demoraria ainda alguns anos para Beatnick perder a conotação pejorativa com que nasceu.


Fonte:colunistas.ig.com.br/livros/2011/04/02/53-anos-de-beatnicks/

Nenhum comentário:

Postar um comentário