sábado, 2 de abril de 2011

Escavações no Nepal buscam o Buda histórico

A cidade de Lumbini, aos pés do Himalaia, no Nepal, é um dos principais destinos de peregrinação budista. Foi ali que Sidarta Gautama, o Buda, teria nascido, em 623 a.C. Inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1997, o local será escavado durante três anos.

O objetivo da missão é investigar a presença de vestígios arqueológicos e, a partir disso, reorganizar o local de visitação para evitar danos. Os pesquisadores presumem que, além dos monumentos em homenagem a Buda, podem existir outros, mais antigos, no local. A pesquisa deve buscar também novas evidências sobre a data de nascimento do Buda.

A missão arqueológica faz parte de um projeto maior de conservação e manutenção de Lumbini, que inclui, por exemplo, o restauro do pilar Ashoka, erguido pelo imperador indiano Ashoka (304-232 a.C.), em homenagem ao local de nascimento do Buda. Outro templo a ser recuperado é o Maya Devi, que leva o nome da mãe de Buda por ser o local onde ela se banhou antes de dar à luz. O projeto conta com o patrocínio do governo do Japão e da Unesco.

Zona arqueológica em Lumbini, local de nacsimento do príncipe Sidarta
Fonte: Portal História Viva

Fonte: Historia Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário