sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Encontro de História e Cultura Indígena e Afrodescendente

Por Paulo Henrique Carneiro
Equipe de Edição - Revista Historien

Mais uma vez o Colegiado de História da UPE, Campus Petrolina, promoveu a Semana de História e Cultura dos Povos Indígenas e Afrodescendentes entre os dias 09 e 11 de setembro de 2012. O evento contou com a colaboração dos parceiros IF- Sertão, Revista Historien e o Centro Acadêmico de História Quilombo dos Palmares (Gestão Nego D’água).

Com uma programação contempladora das problemáticas que vem permeando as discussões relacionadas à temática proposta espalhados não só pelo país, a semana conseguiu cumprir seu objetivo através dos ricos debates promovidos por mesas redondas, minicursos, oficinas, simpósios temáticos e apresentações culturais. 


A Semana ainda apresentou uma bela exposição fotográfica fruto de um trabalho de mapeamento dos quilombos do estado da Paraíba realizado por Alberto Banal e recolheu assinaturas para fortalecer o movimento que se posiciona contra a retirada da estátua de Mãe D’água, do artista juazeirense Lêdo Ivo, posta em uma pedra à margem esquerda do Rio São Francisco. A estátua, símbolo da influência negra africana no vale do São Francisco, tem sofrido com a intolerância religiosa encabeçada pelo vereador Osinaldo, da Câmara de Petrolina, e a organização do evento, não esvaziando o debate, se posicionou oportunamente diante das comunidades que participaram da Semana.


O encerramento não poderia ser diferente. A mesa final tratava exatamente de manifestações religiosas afrodescendentes alargando, como toda a programação, nossas possibilidades de pesquisa assim como a aceleração desconstrutiva dos preconceitos que ainda estão presentes em nosso cotidiano.


Acreditamos que a contribuição do evento para o crescimento acadêmico, histórico, pessoal... De todos os envolvidos foi imensamente importante, deixando grande expectativa para os próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário