segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Inscrições para Encontro sobre Cultura Indígena e Afrodescendente tiveram início hoje na UPE - Campus Petrolina




As inscrições para o encontro sobre a Cultura Indígena e Afrodescendente que será realizado de 09 a 11 de outubro, foram iniciadas nesta segunda feira, na UPE Campus Petrolina. Segundo os organizadores do evento, desde a aplicação das políticas afirmativas ligadas à Educação, a partir dos últimos governos federais, evidenciou-se, ainda mais, o problema da falta de capacitação dos professores para o enfrentamento da diversidade cultural nas escolas. “Podemos afirmar que ainda são poucas as instituições escolares que se organizam para uma renovação do ensino. Muitas vezes, oculta-se o genocídio e o etnocídio praticados contra as populações indígenas, assim como o racismo que envolve a população afrodescendente no Brasil”, afirmou Harley Moreira, professor do Colegiado de História e coordenador Geral do Encontro.  
Nas universidades, a nova lei de cotas sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, obriga a enfrentar as discussões relativas aos destinos do ensino superior.  “Somos conscientes de que alguns dos grandes problemas ligados à História e à cultura dos povos indígenas e afrodescendentes dizem respeito ao avanço das pesquisas, ao desenvolvimento da formação de professores e à conscientização nas escolas, por isso,propomosa organização de um Encontro Acadêmico com palestras, simpósios e atividades culturais, envolvendo escolas, Institutose universidades da região do Vale do São Francisco nas discussões que circulam a temática”, destacou o coordenador geral. 
O evento é uma realização do Colegiado de História com parceria do IF Sertão. As inscrições poderão ser efetuadas das 15 às 21 horas, na entrada da UPE Campus Petrolina. Mesmo quem enviou resumo para o site deverá validar sua inscrição presencialmente,  no Campus. A taxa de participação é de R$ 15,00 com direito a palestras, oficinas, minicurso, mesas-redondas. O evento é direcionado a todos que se interessam pela temática indígena e afrodescendente.

Por. Prof.Ms. Moisés Almeida – Comissão Organizadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário