segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Benjamin Constant aos olhos do público
Museu Casa de Benjamin Constant, fundado no Rio para preservar a memória de um dos artífices da República, completa 30 anos


por Marco Antonio Barbosa


No ano em que a Proclamação da República chega a seu 123º aniversário, a memória de um de seus mais importantes artífices atinge um marco histórico. Em outubro, o Museu Casa de Benjamin Constant, no Rio, completou 30 anos de fundação. Documentos, cartas, jornais, livros, fotos e objetos pessoais (são mais de 30 mil itens no total) fornecem um panorama não apenas da vida e carreira de Constant (1837-1891), mas também de três gerações de seus descendentes, como o general Pery Constant Bevilaqua, ministro do Superior Tribunal Militar (1889-1990) e neto do militante republicano.


A construção, datada de 1860, é uma casa de chácara no bairro de Santa Teresa, de onde se tem uma vista privilegiada da baía da Guanabara. Além do material de pesquisa (aberto à consulta pública), artigos pessoais de Constant, como roupas, móveis, coleções de quadros e esculturas e até utensílios de cozinha, compõem o acervo.

Fonte:

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/benjamin_constant_aos_olhos_do_publico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário